Problemas e dificuldades no cotidiano atrapalham na sexualidade Masculina

Blue Valentine   Original Filename: Blue_Valentine_5221c.jpg

A sexualidade é o modo como a pessoa manifesta seu comportamento para consigo e com os outros. Quando um homem é muito ansioso e agitado terá dificuldade em concentrar-se na atividade sexual e na sua parceira, com ineficiência de sua atuação nas preliminares, assim como sua ansiedade pode interferir de forma negativa na sua ejaculação e ereção.

Durante sua vida o homem passa por problemas emocionais e físicos, e estes interferem na sua sexualidade, de forma transitória ou permanente. O importante é que em momentos difíceis como de saúde, problemas no relacionamento e trabalho, onde estes favorecem disfunções sexuais, ele consiga compreender que são fases da vida e que todas as pessoas apresentam dificuldades sexuais em algum momento, homens e mulheres.
O que é disfunção de ereção?

A disfunção de Ereção é incapacidade de obter e/ou manter ereção adequada até a conclusão da atividade sexual. Pesquisas indicam que a incidência nos homens brasileiros acima de 40 anos é de 45%, sendo que apenas 12% buscam ajuda de profissionais da saúde.

Ela pode ocorrer devido alguns fatores, como doenças, alterações hormonais, pressão alta, níveis elevados de colesterol e triglicerídeos, tabagismo, álcool e alguns medicamentos.
Os fatores emocionais que mais prejudicam a ereção são a depressão, ansiedade, estresse, personalidade insegura, experiências sexuais traumáticas, dificuldades no relacionamento, eventos negativos ao longo da vida, conflitos de identidade e de orientação sexual, baixa autoestima e insatisfação com a autoimagem.

O que é ejaculação precoce?
É uma ausência no controle ejaculatório, com estímulo sexual mínimo antes, durante ou logo após a penetração, antes do que o indivíduo o deseje. Ocorre em 20 a 30% dos homens brasileiros.
Há dois tipos de ejaculador precoce: o primário, que apresenta a disfunção desde o início da vida sexual, e o secundário ocorre depois de ter tido relações satisfatórias por alguns anos.

Como melhorar a sexualidade masculina?

Há várias atitudes que o homem pode fazer para melhorar sua sexualidade, algumas destas são:

1- O homem deve verificar a causa do problema e tentar eliminá-lo, seja emocional ou físico;
2- Ter diálogo com a parceira sobre sua dificuldade e para contribuir na melhora da prática sexual entre o casal;
3- Buscar ajuda de profissionais da saúde relacionados com o problema;
4- Mudar sua atitude e comportamento durante suas práticas sexuais, como ter maior conhecimento sobre sexo e sexualidade, e inserir produtos de sex shop que auxiliam na sua estimulação e da parceira.
Importante: a melhora da prática sexual auxilia nos problemas emocionais e físicos, contribuindo na auto estima, desejo, excitação e orgasmo.

Fabiane Dell` Antônio – Fisioterapeuta
Palestrante – Empresa Movimento Bureau – SP
Consultora da Empresa HotFlowers – SP
Articulista do Site Desejo Oculto
Participação de textos sobre sexualidade em Revistas, Jornais e Sites de circulação Nacional.

* Mestrado em Ciências da Saúde Humana – UnC / SC
* Especialização em Neuropsicologia e Aprendizado – PUC / PR
* Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia – CBES / PR
* Especialização em Sexualidade Humana – USP / SP

Deixe um comentário